ÚLTIMAS COLUNAS
Leia, comente, compartilhe

¡Viva Chile, mierda!

País com o mapa mais irregular da cartografia mundial, o Chile teve um presidente brutalmente assassinado nos anos 70, sofreu com a ditadura de Pinochet, levou pra casa o Nobel de literatura com Pablo Neruda e foi arrasado por um terremoto com tsunami há apenas 9 meses.

Essa semana, o país tornou-se o centro do mundo. A complexa e emocionante operação de salvamento no místico deserto de Atacama foi transmitida ao vivo para o planeta Terra. Talvez tenha servido como uma espécie de passaporte para o Chile ingressar de vez na primeira divisão da geopolítica internacional - se você não sabe, nossos vizinhos têm uma invejável colocação no ranking de IDH.

A história dos 33 mineradores é tão fabulosa que está pronta para virar filme. Como também virou filme o não menos impressionante desastre nos Andes Chilenos, no qual um grupo de passageiros precisou recorrer ao canibalismo para sobreviver.

Não é pouca coisa para um país espremido no oeste da América e à beira do Pacífico. Mesmo assim, as contribuições do Chile para a cultura pop passam quase batidas.

Ou você sabia que Tom Araya, o lendário baixista e vocalista do Slayer, é natural de Valparaíso, no Chile?

E que um dos filmes mais bacanas da última (ou penúltima) Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é chileno?

Ou que o mais descolado e inteligente programa infantil dos últimos anos vem do país andino?


Abaixo, posto vídeos desse modesto, porém qualificado, Top 3 de nossos vizinhos. Mas antes, um pequeno causo do fundo da Caixa Preta.

Em fevereiro de 1989, a então popular banda de metal Kreator, da Alemanha, tocaria pela primeira vez no Brasil. Editor de um pequeno fanzine, consegui acompanhar a equipe de produção no local do show, um galpão que se chamava Projeto Leste I. Na ocasião, entrevistei a banda chilena Necrosis, que fazia um thrash metal à moda da época e abriria o show dos alemães. Seu primeiro LP, lançado naquele ano e chamado "The Search", chegou a ser editado no Brasil.

Mas o Kreator acabou não aparecendo e o fato entrou para o folclore do underground brasileiro. Nunca se esclareceu o que, de fato, aconteceu, mas os germânicos foram substituídos de última hora pelo Ratos de Porão, o que transformou o lugar num barril de pólvora com 5.000 metaleiros enfurecidos. Lembro-me bem de um ônibus fretado, vindo do Rio Grande do Sul, e cheio de cabeludos que não ficaram exatamente satisfeitos com a notícia.

Mas os chilenos do Necrosis eram boa praça e descobri há pouco que continuam na ativa, vinte e tantos anos depois.

Resistência é mesmo com esse povo.


Tom Araya, em 2010, homenageia a seleção de futebol chilena e ainda manda um "Viva Chile, mierda!" durante a execução da clássica "Chemical Warfare"


Trailer de "Tony Manero", filme sombrio e estranho sobre um decadente cover de John Travolta no Chile dominado pela ditadura militar. Disponível em DVD no Brasil.


31 Minutos - o melhor programa infantil em muitos anos. Engraçadíssimo, lúdico e cheio de referências pop. Quem souber onde se consegue um DVD da série, dublado em português, avise o Caixa Preta. É para a filha do blogueiro, entenda-se. ;-)

1 comentários:

Jeferson Araújo Pereira disse...

Assim que fiquei sabendo do acidente com os 33 mineiros, lembrei imediatamente de um filmaço do Billy Wilder: A Montanha dos Sete Abutres.O oba oba da mídia foi idêntico ao filme.